FÓRUM JUVENIL DE ACTIVIDADES LUNÁTICAS DE ESCRITA
Nascido como prolongamento das Oficinas de Escrita Criativa para Jovens, o blog pretende ser, através de desafios práticos, um espaço criativo e experimental para a escrita. Promovendo total liberdade, não deixaremos de fornecer pistas para proteger e guiar os espíritos dos nossos escritores mais aluados.


quinta-feira, 13 de maio de 2010

Desafio Lunar 1 - por Manga Curta

Desafio - Imaginar uma personagem incapaz de realizar o seu sonho

Certa noite, quando cheguei a casa virei-me para o meu pai e disse:
-Estou farto, amanhã vou tornar-me num multimilionário.
Mas no dia seguinte quando acordei tinha-me transformado num drogado e estava na rua debaixo de uns caixotes. Eu não percebi aquilo mas como estava tão decidido em ser rico, levantei-me, e sem comer nada fui logo à procura de emprego. Depois de algumas horas já era hora de almoço mas como eu não tinha casa nem dinheiro não almocei, e continuei com a minha ideia de trabalhar.
Duas horas mais tarde sem conseguir o tal emprego sentei-me num banco, estava a desesperar, posso dizer que estava completamente deprimido. Estava tão cansado que comecei a falar sozinho quando de repente um idoso que por lá passava ouviu-me e disse:
-Eu estou quase a morrer, sou milionário e não tenho família, por isso se cumprires três desafios eu ofereço-te toda a minha riqueza.
Eu respondi: -Feito! Quais são os desafios?
-Primeiro tens de conquistar uma rapariga bonita e jeitosa em meia hora. – Disse o velho.
Passado vinte e nove minutos e cinquenta e nove segundos lá estava eu com uma beldade arrasadora.
O velho homem exclamou: -Muito bem! Agora tens meia hora para trazeres para aqui um racista e fazer-lhe cócegas nos pés até quase não conseguir respirar, de modo a fazê-lo prometer que não vai discriminar mais ninguém.
Desta vez agi ainda mais rápido, conseguindo cumprir o desafio nuns míseros vinte e nove minutos e cinquenta e oito segundos.
Finalmente o homem disse:
-Conseguiste. Agora o terceiro desafio, que por acaso é o mais temível e arriscado.
De repente eu desmaiei, o que se tornou num final inesperado para os espectadores.
Na sala de cinema a tela ficou preta, e com a música do final do filme surgiram as seguintes inscrições:
Realizador - Tim Burton
Drogado – Johnny Depp
Idoso – Brad Pitt
Mulher bonita e jeitosa (ainda mais do que possam pensar) – Angelina Jolie
Racista – Pinto Da Costa

1 comentário:

  1. A força deste texto reside essencialmente na sucessão de planos com que se vai confrontando o leitor. Esta sensação de "short movie" baseia-se na utilização das frases curtas ao jeito de Hemingway e Camus, e é tão mais bem conseguida quanto melhor for o poder de síntese e a capacidade do escritor compreender que frases curtas não é uma frase longa dividida em várias. O efeito desejado consegue-se muitas vezes recorrendo à contraposição de ideias, relembro, a título de exemplo, o início de "O Estrangeiro" de Camus, ou o de "Molloy" de Beckett, ou o "The Sun Also Rises" de Hemingway. Actualmente existe um português, o Gonçalo M. Tavares, que é um dos melhores representantes do estilo e cuja leitura recomendo vivamente, a começar pelos livros de "O bairro" (alguns, nem todos) e pelo livro de poesia "1".

    Nuno A.

    ResponderEliminar